terça-feira, 24 de dezembro de 2013

CANÇÕES PARA O NATAL II: Matthew McAllister toca "Noite Feliz" (Stille Nacht) de Franz Xaver Gruber


  
Num repertório genuinamente natalino é impossível não citar "Noite Feliz". Trata-se de uma das mais conhecidas - senão a mais conhecida - canções de Natal. Por isso, nos dias que antecedem o 25 de dezembro, não surpreende ouvi-la em todos os lugares.  

Poucos, no entanto, sabem que a melodia de "Noite Feliz" foi composta originalmente para o violão. Isto mesmo: para o violão.

A história se passa na Áustria do século XIX.

Em 1818, na véspera do Natal, o padre Joseph Mohr, pároco de Oberndorf (sita no atual Estado de Salzburg), pediu a Franz Xaver Gruber, organista do povoado vizinho de Ansdorf (situado no atual município de Lamprechtshausen), que musicasse um texto. O tal texto havia sido escrito dois anos antes, em forma de poesia, quando Mohr estava na cidade de Mariapfarr na região de Lungau. Seu título: "Stille Nacht!". Na poesia, destaca-se o nascimento do menino Jesus, que vem ao mundo em uma "noite silenciosa, noite sagrada".


Foto da antiga igreja de São Nicolau, em Oberndorf, Áustria,
local da primeira apresentação de "Noite Feliz" em 1818.
 
Quando atendeu ao pedido do padre Mohr, Gruber fê-lo motivado pelo desejo de ajudar o cura, que temia pela frustração generalizada dos devotos de sua paróquia na véspera do Natal. A razão é que o órgão da igreja de São Nicolau (St. Nikolaus Kirche), onde Mohr desempenhava suas atribuições eclesiásticas, havia quebrado. Logo, a fim de evitar uma celebração sem música (sem graça, portanto), pediu ajuda ao organista de Ansdorf. Naturalmente, ele não poderia compor para o grande instrumento de sopro avariado. Descartado o órgão, a saída foi escrever a melodia para o violão.

E foi assim que, na missa do dia 24 de dezembro de 1818, a pequena paróquia da Igreja de São Nicolau presenciou a primeira apresentação pública de "Noite Feliz". Na dupla formada às pressas, coube ao padre Joseph Mohr cantar e tocar o violão, ao passo que Gruber apenas cantou. O primeiro fez a voz no naipe de tenor; o segundo, no de baixo. Nascia "Noite Feliz".     

Foto atual da capela em Oberndorf, onde "Noite Feliz"
foi apresentada pela primeira vez em 1818 (Stille Nacht Kapelle, Österreich)   

É evidente que existem muitas outras especulações e lendas quanto ao surgimento de "Noite Feliz". A que narrei acima é apenas uma delas (a mais conhecida e aceita na Áustria, decerto, segundo apurei por meio da leitura dos arquivos da Stille Nacht Gesellschaft). O importante é perceber isto: a melodia de "Noite Feliz" foi composta para o violão.        

Justamente por isso escolhi, a título de ilustração da famosa canção natalina, uma versão para o violão erudito. Quem a executa é o violonista escocês Matthew McAllister, um músico talentosíssimo, cujo trabalho de concertista na Europa me ponho a admirar.

Note o leitor que a simplicidade da melodia (com o baixo bem marcado no violão) vai ao encontro da história narrada anteriormente (a de uma música feita de afogadilho). Quero crer, desse modo, que a "Noite Feliz" de Franz Gruber está a provar que a beleza artística muita vez se acha na mais pura singeleza.        

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário