terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

MÚSICAS QUE RECOMENDO: Nigel North toca obras para alaúde de Johann Sebastian Bach (1685-1750)


Um amigo inglês da "The Lute Society", entidade sediada em Londres que reúne pessoas do mundo inteiro dedicadas à difusão e promoção da arte musical do alaúde, chamou minha atenção para a divulgação no sítio Youtube da transmissão radiofônica que o alaudista inglês Nigel North fez, na década de 1980, durante a série de programas de rádio intitulada "Bach on the Lute" na Inglaterra. 

No meio erudito, Nigel North destaca-se como um dos mais virtuosos alaudistas em toda a Europa, além de constituir-se num autêntico "intelectual da música", dado o portento do seu trabalho como musicólogo versado na música erudita antiga e, em especial, na arte do alaúde renascentista.

Se, de um lado, é situação lastimosa a inexistência de traduções para o português do trabalho de North na Musicologia, em tudo a obstaculizar o acesso dos leitores nativos do idioma lusitano, de outro, é confortativo saber que, graças à internet, as suas gravações ora estão ao alcance do grande público, que, assim, delas pode desfruir.

Dessa maneira, a mim me parece que o concerto radiofônico de North é um desses tesouros invulgares do  Youtube, cuja admirável pulcritude o ouvinte de bom gosto pode apreciar. Portanto, quero estender o convite - que o amigo alienígena da Sociedade do Alaúde fez a mim - a todos os queridos leitores do blogue Metamorfose do Mal que, como eu, amam a música e, com fervor idiossincrático, a música erudita antiga: ouçam Nigel North tocar Bach no alaúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário