sábado, 18 de março de 2017

Carne fraca



Era final de semana. A tradicional família brasileira estava reunida num domingo qualquer. O pai, após observar a despensa vazia, sugere almoçar fora. Com um aceno de cabeça, todos consentem.

Dirigem-se, então, a uma churrascaria no centro da cidade. Escolhida a mesa, aproxima-se o garçom:

- Amigo, hoje tem rodízio? – diz o pai da família.

- Sim, senhor. Está R$ 100 por pessoa.

- Meu Deus! Que absurdo! Tá caro demais! – a mãe reage repassada de indignação. Ao seu lado, os filhos já estão a exibir um rosto verde de fome.  

- Tem outra opção de rodízio mais barata – emenda o garçom, temeroso de perder os clientes. - É o nosso "rodízio Friboi".

- E qual o preço? – pergunta o pai.

- Nessa opção, senhor, o rodízio de carnes tem um custo individual de apenas R$ 10,00.

- Nossa! Dez reais! Agora tá barato até demais! – exclamou a mãe, a esboçar um sorriso um tanto irônico. - Qual o motivo desse preço ser assim tão baixo? O rodízio oferece menos carne? Dura menos? É promoção?

- Não, não, senhora. Esse rodízio é mais barato, porque ele oferece ao cliente a carne Friboi, que tem como grande diferencial já vir estragada de fábrica. Friboi é a única carne com 100% de garantia de que está podre.

- Ah, agora sim – diz o pai aliviado. – Comendo a carne podre da Friboi a gente pode ficar tranquilo que não tem chance de estragar, não é mesmo?

- Sem dúvida, senhor – respondeu o garçom com segurança. – O selo Friboi de qualidade impede que a carne corra qualquer risco de perecimento ou apodrecimento. Pois, como eu disse, a carne Friboi já vem podre de fábrica.

- Risco zero de putrefação.

- Exato.

Nesse instante, o garçom arqueou suas sobrancelhas num tom de sabedoria. Em seguida, continuou:

- E quem come Friboi ainda contribui para uma causa social nobre.

- É mesmo? – perguntou a mãe. – Qual é?

- É que parte do dinheiro arrecadado com a venda de carne podre é reinvestido pela Friboi para pagar propinas a políticos e o caixa dois de partidos. Ou seja: tudo o que o brasileiro gosta num só lugar: carne podre da boa e corrupção correndo solta! Se o senhor quiser - empolgou-se o garçom -, ainda podemos lhe oferecer o especial do dia, que é a carne forrada com papelão. Peito de frango, linguiça e picanha forrada com papelão é um dos rodízios preferidos dos nossos clientes aqui na churrascaria.     

- Garçom, então tá decidido - falou o pai, entusiasmado, a bater a palma da sua mão sobre a mesa e a olhar para a mulher e as crianças, que retribuíram com um olhar esfomeado. - Pode trazer o rodízio de carnes Friboi!

- Excelente escolha. O senhor vai querer também a carne com papelão?

           - Sim! Com certeza!

           - Então é pra já! Sai um rodízio Friboi de carne podre e com papelão. Como diz o Tony Ramos na propaganda: “Confiança é Friboi!”

- Confiança é Friboi!! – repetiu em coro aquela família brasileira na churrascaria, a salivar de fome na expectativa de provarem todo o sabor daquelas carnes maravilhosas e do seu delicioso recheio de papelão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário