quarta-feira, 17 de maio de 2017

MÚSICAS QUE RECOMENDO: "Villancico de Navidad" (Cântico Natalino), de Agustín Barrios Mangoré (1885-1944)

Agustín Barrios em foto datada de 1922.


Hoje, no trabalho, enquanto escrevia, estava a escutar algumas das rádios de música erudita europeias que, graças à internet, tenho a oportunidade de ouvir (lastimavelmente, rádio especializada em música erudita é algo que não existe no Brasil).

Numa dessa audições aleatórias, a estação executou um tema de Natal que sempre gostei muitíssimo de tocar no meu violão: "Villancico de Navidad", do violonista paraguaio Agustín Barrios Mangoré (1885-1944).

Como disse recentemente a um amigo, se tivesse oportunidade de cursar o mestrado em Música, a pesquisa da estética da obra de Agustín Barrios Mangoré far-se-ia presente no meu radar de pesquisador. Considerado um dos maiores virtuoses do século XX no seu instrumento, ele foi também um compositor fenomenal. Suas composições, todavia, o mais das vezes, ficam injustamente relegadas ao conhecimento de nicho. Neste caso específico, trata-se do nicho - demasiado restrito - dos estudantes de violão erudito - até porque as partituras de Barrios consubstanciam leituras obrigatórias na educação musical do violonista em qualquer conservatório do planeta.

Sendo assim, parece-me a mim de todo apropriado ceder espaço no blogue para divulgar um pouco da arte majestática desse artista paraguaio genial. Ouçam, portanto, “Villancico de Navidad",  cântico natalino do grande Agustín Barrios Mangoré.



Nenhum comentário:

Postar um comentário